////

Rios do Pantanal: Bacia Hidrográfica do rio Cabaçal

3 minutos de leitura
Rio Cabaçal

Localização: A bacia hidrográfica do rio Cabaçal está localizada na região sudoeste do estado de Mato Grosso. Ocupa 10 dos 22 municípios que compõem a região de planejamento do Estado e totaliza uma área de, aproximadamente, 5.450,9018 Km², distribuídos nos três biomas brasileiros presentes no estado de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e Pantanal. 

Trecho do Rio Cabaçal em Cáceres (MT). (Foto: Leandro Obadowiski)

Municípios: Os municípios que abrigam a bacia estão todos localizados no estado de Mato Grosso e são: Reserva do Cabaçal, Salto do Céu, Barra do Bugres, Araputanga, Rio Branco, Lambari D’oeste, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’oeste, Curvelândia e Cáceres (Carvalho et al., 2015).

Economia: A atividade agropecuária predomina na bacia e, com isso, registra-se um processo de degradação (desmatamentos, voçorocamentos e assoreamentos) intenso.

Outros pontos relevantes: A população local (sitiantes, funcionários, donos de pousadas e pesqueiros) que vive na margem direita do rio Cabaçal está preocupada com a diminuição do fluxo de água no leito e a formação de barras de sedimento, processo que dificulta a navegação no período de estiagem. Há, portanto, um novo canal evoluindo para canal principal e isso pode fazer o leito atual do rio perder a conexão e tornar-se um meandro abandonado. Na bacia ainda não há usina hidrelétrica em operação, mas há 7 PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) em diferentes fases de projeto. A PCH Cabaçal 1 encontra-se na parte jusante de uma cascata de reservatórios situada no rio, onde a área de drenagem é de 1106 km². 

Esta publicação faz parte de um levantamento sobre as sub-bacias da Bacia do Alto Paraguai para a formação de um Mapa Interativo:

Visualizar mapa na tela inteira

Nathália Rocha

Este levantamento foi realizado por Nathália Rocha. Nathália é graduada em Ciências Biológicas (UFMS) e Mestranda em Ecologia e Conservação (UFMS). Atuou como pesquisadora na Ecoa entre 2019 – 2020 no Programa Oásis de Conservação de Polinizadores e na Agenda de Infraestrutura e Energia.

Referências:

Carvalho et al., 2015. Susceptibilidade e Potencial Atual À Erosão Hídrica Dos Solos Na Bacia Hidrográfica Do Rio Cabaçal, Mato Grosso, Brasil.

Foto de Capa: Via Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Cabaçal

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)