////

BID aprova projeto de U$138 milhões para Pantanal

2 minutos de leitura
Arquivo Ecoa

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou recentemente o projeto ‘Cooperação transfronteiriça para a conservação, desenvolvimento sustentável e gestão integrada do Pantanal – Bacia do Alto Paraguai‘. Segundo o projeto, que está em fase de preparação, serão aplicados mais de U$ 138 milhões de dólares no Pantanal do Brasil, Paraguai e Bolívia.

O intuito é promover a segurança hídrica na região. Para isso, serão fortalecidos fatores como a governança hídrica transfronteiriça, desenvolvimento sustentável e equilíbrio do uso múltiplo. Além disso, deve ser promovida a gestão integrada da Bacia do Pantanal – Alto Paraguai para o bem-estar social e econômico da população e para a conservação do ecossistema de água doce, sua biodiversidade e conectividade.

A Agência Executora será o WWF dos Estados Unidos. Já os parceiros executores na região  serão o Ministério de Meio Ambiente e Água da Bolívia, A Agência Nacional de Águas no Brasil e o Ministério de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável no Paraguai.

A Ecoa acompanha e monitora há anos o trabalho desenvolvido com financiamento do BID na região da Bacia do Prata. No caso do projeto em questão, apesar da necessidade de maior transparência e abertura para a sociedade civil, o mesmo indica caminhos corretos para o Pantanal, principalmente por considerar a bacia como um todo. Por fim, a Ecoa espera que os recursos sejam bem aplicados na região.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog