/

Bolívia pede ajuda ao Brasil para combater incêndios florestais

1 min de leitura
Imagem: Acervo Ecoa.
  • Uma parte da fronteira oeste do Brasil é com a Bolívia, tendo como linha divisória geral as proximidades do rio Paraguai;
  • O fogo tem transitado nas diferentes regiões pantaneiras compartilhadas;
  • Recentemente a Ecoa enviou uma carta para a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, ressaltando a necessidade de acordos e conversações entre os governos do Brasil, Bolívia e Paraguai para ações conjuntas na fronteira.

O governo da Bolívia pediu ajuda ao Brasil para o combate aos incêndios florestais na fronteira entre os dois países.

Segundo o Itamaraty, a solicitação foi para o envio de dois tipos de aeronaves, tanto para o combate direto às chamas, quanto para o transporte de brigadistas e bombeiros.

Leia mais em:

Pantanal. Fogo sem fronteiras – Bolívia Brasil Bolívia

O pedido é avaliado pelo governo federal. O Grupo de Trabalho Interministerial sobre Cooperação Humanitária Internacional, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, realiza parte das consultas para a possibilidade de ajuda.

As ações de combate a incêndios no Pantanal têm sido realizadas com o apoio de aeronaves das Forças Armadas e brigadistas.

Incêndio entre Brasil e Bolívia reforça necessidade de acordo entre os países para o trabalho comum de combate, como Ecoa propôs a Marina Silva

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)