//

Brigadas indígenas atuam em conjunto para combater fogo na Aldeia Água Branca em Nioaque (MS)

1 min de leitura
Brigadistas indígenas no local de combate.

Na manhã de ontem, o fogo atingiu a Aldeia Água Branca em Nioaque (MS). Os brigadistas locais atuaram para apagar os focos e acionaram a brigada indígena da Aldeia Brejão, também em Nioaque.

Alvino Cabroxa, líder da brigada da Aldeia Brejão, relata que as chamas foram apagadas antes que atingissem a região de mata. “Conseguimos apagar, tivemos um grande sucesso, porque não deixamos sair para o mato e o vento estava ajudando a gente. Segundo ele, as chamas não atingiram as casas, mas queimaram alguns fios de energia elétrica.

No fim de julho, a Ecoa, com o apoio do MPT (Ministério do Público do Trabalho), entregou equipamentos necessários para controle e combate de incêndios em três aldeias indígenas nos municípios de Miranda e Nioaque, em Mato Grosso do Sul. O diretor de programas e projetos da Ecoa, André Siqueira, ressalta a importância das brigadas comunitárias no combate aos incêndios. “Reforçamos a necessidade do fortalecimento das brigadas comunitárias voluntárias, além do papel delas de educação. São muito organizadas e é importante esse trabalho de prevenção e primeira resposta ao fogo”.

Talita Oliveira

Coordenadora do Núcleo de comunicação da Ecoa e da Paisagem Modelo Pantanal.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)