Prevenção e preparação são focos centrais para a execução do Plano
Eles são conhecidos como os heróis do Pantanal. Além de atuarem no combate direto ao fogo, promovem formação de novas brigadas e atividades preventivas como as de educação ambiental. No mês de agosto, as brigadas do PrevFogo Pantanal Sul e Terena I – Limão Verde colocaram em prática o Plano Operativo de Prevenção e Combate a Incêndios no Pantanal, lançado pelo Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima no início do ano.
A Brigada Pantanal Sul esteve presente no Assentamento São Gabriel, onde realizou um treinamento com a Brigada Comunitária Voluntária do local. Os principais pontos da formação foram: boas práticas sustentáveis, alternativas ao uso do fogo com as lideranças e construção de aceiro.
Além da formação de brigadistas, a prevenção é um dos eixos fundamentais do Plano Operativo de Prevenção e Combate a Incêndios no Pantanal. Educação ambiental é essencial para a prevenção, por isso, a Brigada Terena I – Limão Verde tem realizado constantemente atividades em escolas da comunidade e universidades. Essa é uma das melhores formas de despertar o interesse sobre questões ambientais e criar agentes multiplicadores destas informações.
A Ecoa possui um longo histórico de atuação com brigadas, estando diretamente envolvida na formação de 25 brigadas voluntárias no Pantanal e Cerrado, formadas por 175 brigadistas.