Vídeo feito de helicóptero mostra fogo apagado pela chuva no Pantanal

2 minutos de leitura
Carandazal queimado na TI Kadiwéu. Imagem: Prevfogo

A imagem revela uma área de carandazal atingida pelas chamas.

A chuva forte (120mm) que caiu na madrugada de ontem na região sul do Pantanal ajudou a conter o fogo na Terra Indígena Kadiwéu. As chamas estavam sendo combatidas por 68 brigadistas do Prevfogo/Ibama desde o início do mês de outubro. Dentre os brigadistas, 48 indígenas e 15 de Goiás (Brigada Pronto Emprego Kalunga), em função de que a Brigada Pronto Emprego Pantanal/Corumbá foi deslocada para combate no Parque Estadual Encontro das Águas/MT – Pantanal. O acumulado de área queimada no Território Indígena Kadiwéu em 2023, até dia 24/10/2023, é de 60.300 hectares, segundo dados do LASA-UFRJ.

Confira o vídeo com imagens feitas de helicóptero. A Terra Indígena Kadiwéu tem 539 mil hectares, é a maior  do Mato Grosso do Sul e está localizada no sul do Pantanal.

Carandazal queimado na TI Kadiwéu. Imagem: Prevfogo

Situação da área entre dos dias 01 de outubro e hoje, 24 de outubro de 2023

Imagem da Terra Indígena Kadiwéu com focos de incêndio em 01/10/2023. Fonte: Firms/NASA

 

Imagem de hoje, 24/10/2023, após a chuva mostra uma grande diminuição dos focos. Fonte: Firms/NASA

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)