/

Chuvas torrenciais em regiões da Bacia do rio Paraguai

3 minutos de leitura

Na alta bacia do rio Paraguai, onde os rios drenam para o Pantanal, as sub-bacias dos rios Coxim (MS), no município do mesmo nome, e a do rio Jauru, afluente do rio Paraguai, localizado no Mato Grosso, tiveram chuvas torrenciais levando ao transbordamento. Já na parte inferior da bacia do Paraguai, o rio Pilcomayo, compartido por Bolívia, Argentina e Paraguai, está sob alerta devido ao aumento de seu nível.

Os dois rios indiretamente abastecem o Pantanal. O rio Coxim é afluente do rio Taquari, ‘abastecedor’ de uma extensa região da planície pantaneira – seu leque aluvial tem cerca de 50 mil km2 ou quase 25% da região. Pelo menos 8 pontes foram destruídas e ribeirinhos tiveram que deixar suas casas para escapar das águas. Circulou na internet um vídeo de um morador que colocou seu carro sobre dois barcos para salvá-lo da inundação.

O transbordamento do rio Jauru alagou a cidade de Porto Esperidião, situada a 358 km de Cuiabá, a capital do estado. A montante da cidade existem seis hidrelétricas que determinam o fluxo da água no rio. Em tempos secos retêm água para geração de energia, deixando o leito a mostra e nas chuvaradas, como as atuais, abrem suas comportas provocando inundações. O Cáceres Notícias informa que há 10 dias chove muito na região.

Rio Pilcomayo

O site Página 12, da Argentina, informa que o Sistema de Alerta Pilcomayo (SAP) lançou um novo aviso informando que : “Os níveis do rio Pilcomayo na bacia superior (na Bolívia) continuam altos, o que indica que grandes volumes de água continuarão a entrar”. Há mais de 10 dias que os níveis permanecem com alturas que causam “transbordamentos no canal e inundações nos pântanos”.
Na província argentina de Salta estradas ficaram intransitáveis e em risco de serem invadidas pelas água, que ao entrar na província de Formosa romperam as defesas do povoado de La Esperanza, no oeste daquela província, próximo à fronteira com o Paraguai, conforme mostrado no vídeo divulgado pelo SAP:

O rio percorre mais de 800 km na Bolívia, e separa a Argentina do Paraguai, desembocando no rio Paraguai quase em frente da cidade argentina de Clorinda, próximo de Assunção. Sua extensão total é de 1.590 km.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Pantanal na rota das aves

O Pantanal é rota de cerca de 180 aves migratórias que buscam alimento ou melhores condições climáticas. A Paisagem