Clima

2 minutos de leitura

O Pantanal, segundo a publicação “Ecossistemas Brasileiros”, organizada em 2001 por Moacir Bueno Arruda e publicada pelo IBAMA, “funciona como um grande reservatório, provocando uma defasagem de até cinco meses entre as vazões de entrada e saída das águas.

A Embrapa Pantanal define o clima como quente e chuvoso no verão e ameno e seco no inverno, com precipitação anual de 1.000 a 1.400 mm, concentrada de dezembro a março. As águas são o recurso abiótico mais importante do Pantanal porque são responsáveis por suas características peculiares.

Nas regiões que circundam as morrarias da Serra e Maciço do Amolar, o clima é tropical sub-úmido com chuvas que variam de 800mm a 900mm ao ano. Este tipo de clima favorece condições para a sobrevivência de vegetação de clima seco, que prevalece na região por cerca de cinco meses. De um modo geral o clima na região é quente e úmido. No verão, ocorre a estação chuvosa e no inverno, a estiagem. Os meses mais chuvosos no Pantanal vão de dezembro a fevereiro e a época de seca ocorre de maio a setembro.

O regime de verão determina enchentes entre novembro e março, no Norte, e entre maio e agosto, no Sul. As variações, por estação do ano, das chuvas fazem da região um complexo único de lagos, baías e canais que, junto com as áreas permanentemente inundadas e rios, contêm uma rica fauna, incluindo mais de 260 espécies de peixes e mais de 600 espécies de aves.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)