Ações na Serra do Amolar

3 minutos de leitura

A Ecoa vem desenvolvendo ações para aliar melhoria da qualidade de vida das populações locais à conservação da região do Amolar desde 2000. Em 2002, junto com a Coalizão Rios Vivos e Rede Pantanal de Ongs e Movimentos Sociais, a organização realizou a primeira Expedição Rio Paraguai – Suas Águas, Sua Gente, coletando informações socioambientais de moradores e regiões do rio Paraguai desde Cáceres (MT) até Corumbá (MS). A expedição intensificou a promoção de ações conjuntas para ampliar as pesquisas e gerar informações para a melhoria da qualidade socioambiental.

Mais tarde, com apoio da União para a Conservação Internacional da Natureza (NC-IUCN) e da Conservação Internacional do Brasil (CI-Brasil), a Ecoa estabeleceu uma base de apoio para estas ações. Já em 2004, foram realizados inventários da fauna e flora e um diagnóstico socioeconômico da população local em parceria com a UFMS (Campus do Pantanal, Departamento de Ciências do Ambiente) e Embrapa Pantanal.

André Siqueira em ação pela saúdeEm 2005, além de cursos para prevenção de incêndios florestais e atividades com a comunidade, aconteceu o “Ciclo de debates sobre conservação e uso de recursos naturais na região do Amolar”, reunindo organizações que atuam localmente para potencializar projetos e ações. O encontro resultou em propostas para ações imediatas, identificou oportunidades de parcerias para conservação e melhoria da qualidade de vida e sugeriu elaboração de projetos com a participação da comunidade.

Dentre as ações sugeridas estão elaboração de materiais didáticos, desenvolvimento do turismo, consolidação dos planos de manejo de Unidades de Conservação com participação das populações no processo, campanhas de comunicação e educação ambiental, programas de formação e busca de parcerias. Várias organizações das áreas de ecoturismo, desporto, cultura, educação, educação ambiental e meio ambiente estão se envolvendo e se articulando juntamente com a Ecoa para também promover alternativas econômicas e de geração de renda.

No ano de 2006, em parceria com o IBAMA e Sema/MS, a Ecoa realizou a formação de brigadistas para atuar na prevenção e combate aos incêndios.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog