////

Pantanal em chamas: a responsabilidade não é dos ribeirinhos

2 minutos de leitura
Incêndio Estrada Parque Pantanal

Em matéria sobre o Pantanal no site da British Broadcasting Corporation (BBC), no Brasil, Jaime Verruck, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, afirma que a fiscalização no Pantanal foi intensificada nas últimas semanas, para evitar novos focos de incêndios e que “fazer isso à distância é difícil. O importante é conseguir conscientizar a população, principalmente os ribeirinhos”, mostrando entender que a responsabilidade principal é destes.

Quando tomaram conhecimento de tal afirmação, moradores de diferentes regiões do Pantanal a contestaram e comentaram com indignação a tentativa do secretário Verruck de desviar o foco dos reais responsáveis frente a tragédia e os enormes danos trazidos pelo fogo no Pantanal. Também é equivocado destinar a responsabilidade para pescadores, como indicado no mesmo texto da BBC.

Com base em sua capacidade de acompanhamento da situação e sua permanente campanha “Queimada Mata”, a Ecoa esclarece que o quadro existente é resultado de uma soma de fatores, estando dentre os principais, senão o principal, a queima de vegetação de maneira proposital no interior das fazendas para limpeza de pastagens naturais e mais ganho de território para o gado.

O combate aos incêndios carece de um Plano Global e a coordenação entre as diferentes instituições governamentais com a sociedade e os moradores da região mais atingidos pelos danos.

A impunidade é um dos fatores que leva ao desastre ambiental, social, econômico e de saúde causado pelos incêndios. E não será “atirando” nos ribeirinhos que se acertará os verdadeiros responsáveis.

Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal – CerraPan
Rede Pantanal
Ecoa – Ecologia e Ação

Registros capturados por moradores da região durante o incêndio na Estrada Parque Pantanal – 05/08/2020.

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog