////////

Incêndios Florestais – Ecoa e Prevfogo realizam Curso de Formação de Brigadas Comunitárias na APA Baía Negra

5 minutos de leitura
3
Foto: Victor Hugo Sanches

Por Mylena Fraiha (ECOA)

Texto originalmente publicado em 19 de junho de 2019.

Curso de Formação de Brigadas Comunitárias: A Ecoa e o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), do IBAMA, realizaram o Curso de Formação de Brigadas Comunitárias, na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, localizada no município de Ladário (MS), entre os dias 5 e 9 de junho. A iniciativa teve como objetivo capacitar, apoiar e implementar boas práticas de manejo do fogo em comunidades campesinas e indígenas do Pantanal e Cerrado. O curso é parte do projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis).

Foto: Victor Hugo Sanches

Queimada Mata: As queimadas no Pantanal são um problema crônico. Desde 2003, a Ecoa promove a campanha permanente “Queimada Mata”, com o objetivo de informar sobre os perigos das queimadas, urbanas e rurais, além de outros prejuízos que podem trazer à economia, ao meio ambiente e à saúde das populações. Como relembra a isqueira e moradora da Comunidade do Porto da Manga, na Estrada Parque Pantanal, Elizete Soares Garcia, a queimada de 2014 atrapalhou o trabalho da população local: “A queimada era tão forte que a fumaça cobriu todo o rio. Estávamos navegando para trabalharmos e quase batemos num chata estacionada na margem, devido a fumaça”. A partir de 2006, a formação de brigadas comunitárias na região do Pantanal passou a fazer parte da iniciativa de combate às queimadas.

Foto: Victor Hugo Sanches

Troca de experiência: Ao todo, o curso teve a participação de 26 voluntários, 23 homens e 3 mulheres. Os novos brigadistas vieram da APA Baía Negra, Assentamento 72 de Ladário, Comunidade da Barra de São Lourenço, região da Serra do Amolar e Comunidade do São Francisco, Terena da aldeia Brejão em Nioaque/MS, Assentamentos Andalucia e Boa Esperança, de Nioaque. O curso também teve a presença de seis participantes da Bolívia, das regiões de Tucabaca, Santa Cruz la Vieja, San José de Chiquitos e Roboré. O curso contou com a participação de Frank Frias, chefe de proteção UCPN-APM Tucabaca; Carlos Pinto, gerente do projeto ECCOS pela Fundación Amigos de la Naturaleza (FAN); Erwin Padilla, representante da Unidad Forestal Gobierno Municipal de San José de Chiquitos; e Márcio Yule, coordenador do Prevfogo.

Formação: O curso foi dividido em aulas teóricas e práticas. A partir desta ação, foram formados quatro esquadrões: Esquadrão da APA da Baía Negra, em consonância com seu plano de manejo; Esquadrão indígena (Aldeia Brejão – índios terena); Esquadrão do Assentamento Andalucia; por fim, o Esquadrão Borda Oeste do Pantanal (São Francisco e Barra do São Lourenço).

Polinizadores: Em sintonia com o Programa Oásis, o curso de brigadistas também traz resultados positivos para a conservação dos polinizadores no Pantanal. Além de ensinar a combater incêndios, o curso buscou provocar mudanças no uso do fogo por parte dos brigadistas, que aprenderam sobre os impactos negativos das queimadas na saúde das abelhas e de outros polinizadores. Exemplo disso, é a utilização de fogo na coleta de mel pelos “meleiros”, que destrói as colmeias.

O Curso de Formação de Brigadas Comunitárias é uma iniciativa da Ecoa – Ecologia e Ação, realizada por meio do projeto ECCOS (Ecorregiões, Conectadas, Conservadas, Sustentáveis), com financiamento da União Europeia. A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), DIRENA – Gobierno Autónomo Departamental de Santa Cruz, Fundación Amigos de la Naturaleza (FAN) e Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF-IEB) foram parceiros da Ecoa na execução do curso.

3 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog