/

Congresso da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) tem início na França

3 minutos de leitura

– Congresso Mundial da União para a Conservação da Natureza, a maior rede de conservação do mundo.

– Ecoa marca presença virtualmente através de seu presidente, André Luiz Siqueira, e é signatária de três moções para serem debatidas pela rede.

– O presidente da França, Emmanuel Macron, estará presente em uma das mesas de abertura.

 

Tem início hoje, o Congresso Mundial da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), maior rede de conservação do mundo, em Marselha, França. O evento, que ocorre a cada quatro anos, estava originalmente programado para 2020, mas foi adiado devido à pandemia e ocorre, agora, de maneira híbrida – presencial e virtualmente. A Ecoa marca presença virtualmente através de seu presidente, André Luiz Siqueira, e é signatária de três moções para serem debatidas pela rede. O presidente da França, Emmanuel Macron, estará presente em uma das mesas de abertura.

Os temas que organizam o evento são a Recuperação Baseada na Natureza; Mudanças Climáticas e Biodiversidade.

Durante o processo de preparação para o Congresso, a Ecoa participou da elaboração de três moções a serem debatidas pelo Congresso. Caso eleitas, as propostas devem incorporar a agenda da UICN até 2024. São elas: 

1 – “Represas na bacia do Alto Paraguai, Pantanal e o Sistema Paraguai-Paraná de Áreas Úmidas”, de autoria da Ecoa – e firmada por várias organizações da América do Sul. Alerta sobre os severos impactos que as instalação de represas têm causado na Bacia do Alto Paraguai e em todo o Pantanal;

2 – “Integração do Cerrado na cooperação internacional e nos fundos ambientais globais”, de autoria do Instituto Sociedade, População e Natureza Brasil (ISPN);

3 – “Declaração de prioridade de conservação de florestas tropicais secas na América do Sul”, de autoria da Fundación para la Conservación del Bosque Chiquitano Bolivia (FCBC).

Participam do evento cerca de 1400 organizações-membros, dentre estados, agências governamentais, organizações não-governamentais, comunidades indígenas, instituições científicas e acadêmicas e associações empresariais.

O congresso acontece até o dia 11 de setembro. Você pode participar virtualmente: para isso, é preciso se inscrever aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog