///////

Convocatória dá início a processo seletivo para compor o Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Jauru

2 minutos de leitura

Via Diário Oficial

Está aberta a convocatória para o processo seletivo de composição do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Jauru – CBH Rio Jauru. O Comitê foi aprovado e criado pela Resolução do CEHIDRO nº 84 de 19 de Setembro de 2016 e até o próximo dia 2 de abril recebe candidaturas do Poder Público, Sociedade Civil (Usuários de Água e Entidades/ONG’s /OSCIP’s) e Entidades Convidadas, tais como comunidades indígenas e Entidades de Ensino e Pesquisa.

O rio Jauru é um dos principais afluentes do rio Paraguai e está na parte alta da bacia. É de grande importância para os ciclos hidrológicos do Pantanal, mas está comprometido em sua dinâmica natural devido à construção de hidrelétricas (PCHs e UHE): PCH Brennand, PCH Indiavaí, PCH Ombreiras, PCH Salto, PCH Figueirópolis e UHE Jauru, com o agravante de prospecções para novas instalações. Os mais diretamente impactados são os pescadores e suas famílias que vivem nas margens do rio e dependem da pesca para subsistência.

A soma de hidrelétricas na Bacia do Alto Paraguai, as dos rio Jauru e outras dezenas, traz danos irreversíveis ao Pantanal.

Para se candidatar é preciso preencher a ficha de inscrição e protocolar na Diretoria da Unidade Desconcentrada da SEMA em Cáceres, na Av. Talhamares, 449, Bairro Vila Mariana, no horário das 13:00 às 19:00. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3223-5006.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)