/

Desmatamento no Cerrado supera o registrado na Floresta Amazônica

1 min de leitura
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Em reportagem sobre o desmatamento, a Folha percorreu 3.000 km no bioma.

Segundo dados da reportagem, no ano passado, o desmate no bioma (que ocupa aproximadamente 24% do território nacional) superou o registrado na floresta amazônica (que cobre cerca de metade do país), algo que não acontecia desde 2017.

O avanço do desmatamento ocorre principalmente na região denominada Matopiba, no encontro dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Segundo o Inpe (Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais), dos mais de 11 mil km² de vegetação nativa perdidos no bioma em 2023, 70% foram nesta região.

O Cerrado é considerado por especialistas como a ‘caixa d’água do Brasil’ porque abriga 8 das 12 bacias hidrográficas do país, além de ser considerado como a savana mais biodiversa do mundo.

Com informações da Folha de São Paulo

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)