/

Desmatamento no Cerrado supera o registrado na Floresta Amazônica

1 min de leitura
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Em reportagem sobre o desmatamento, a Folha percorreu 3.000 km no bioma.

Segundo dados da reportagem, no ano passado, o desmate no bioma (que ocupa aproximadamente 24% do território nacional) superou o registrado na floresta amazônica (que cobre cerca de metade do país), algo que não acontecia desde 2017.

O avanço do desmatamento ocorre principalmente na região denominada Matopiba, no encontro dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Segundo o Inpe (Instituto Brasileiro de Pesquisas Espaciais), dos mais de 11 mil km² de vegetação nativa perdidos no bioma em 2023, 70% foram nesta região.

O Cerrado é considerado por especialistas como a ‘caixa d’água do Brasil’ porque abriga 8 das 12 bacias hidrográficas do país, além de ser considerado como a savana mais biodiversa do mundo.

Com informações da Folha de São Paulo

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.