////

Dia Mundial da Abelha: Ação global para proteger os polinizadores

2 minutos de leitura

No dia 20 de maio é comemorado o Dia Mundial da Abelha, declarado pela Organização das Nações Unidas para lembrar a importância desses insetos polinizadores para a manutenção dos ecossistemas naturais e para a sobrevivência das espécies, inclusive a humana. Após marchas, protestos e petições online para banir os maiores inimigos das abelhas, os pesticidas neonicotinoides, a União Europeia junto com a agência de alimentos das Nações Unidas pediram no sábado, 19, uma ação global para proteger os polinizadores, em especial as abelhas.

Segundo a nota publicada no Jornal Folha de Goiás, a declaração do chefe da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, José Graziano da Silva, em uma conferência na Eslovênia marcou essa data com o pedido de ajuda, principalmente, para a segurança alimentar: “Não é possível ter segurança alimentar se não tivermos polinizadores”. Ainda ressaltou que é preciso maneiras para aumentar, preservar biodiversidade.

A data de 20 de maio marca o aniversário de um apicultor pioneiro, Anton Jansa (1734-1773), um esloveno da apicultura moderna.

No Pantanal, a Ecoa já realiza ações para a conservação de polinizadores através do seu Programa Oásis. O Pantanal pode ser um oásis para proteger as espécies, sendo esta região um encontro de biomas, com condições naturais e favoráveis à conservação.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.