Ecoa coordena plantio de 6 mil mudas em Nioaque e Miranda (Mato Grosso do Sul)

1 min de leitura

A Ecoa, com apoio e financiamento do projeto Eccos, coordenou, à distância, uma ação de plantio de 6 mil mudas nativas do Cerrado e do Pantanal, nos municípios de Nioaque e Miranda (Mato Grosso do Sul).

O projeto de recuperação de áreas degradadas teve início em 2016, quando 15 áreas degradadas foram cercadas. Desde então, as áreas vêm sendo monitoradas por moradores locais através da ferramenta “Sapelli” e da abordagem do Ciência Cidadã, um aplicativo de celular que permite que qualquer pessoa colabore no mapeamento e monitoramento dos recursos naturais.

O plantio das mudas aconteceu de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021. Elas foram plantadas em um total de 5 hectares. As áreas escolhidas são áreas com histórico de degradação (especialmente decorrente da atividade da pecuária) e são áreas estratégicas pela presença de nascentes.

Para estar de acordo com as recomendações de segurança da Organização Mundial da Saúde frente à pandemia do novo coronavírus, a Ecoa optou por coordenar o projeto à distância e, para isso, contou com a parceria fundamental dos moradores dos assentamentos.

As 6 mil mudas foram devidamente plantadas. A maioria delas conseguiu se estabelecer no solo e, dessa forma, contribuir para o restabelecimento das características da vegetação próximas às originais antes das perturbações das atividades humanas.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog