No dia 24/09 aconteceu a abertura do V Seminário de Recursos Hídricos na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), reunindo importantes especialistas e representantes do setor. Entre os presentes estavam Fernanda Cano, especialista da Ecoa, e Clovis Vailant, do Instituto Gaia. A mesa de abertura contou com:
- Evandro Soares da Silva – Reitor da UFMT
- Lilian Ferreira – Secretária Adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA)
- Daniela Maimoni de Figueiredo – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFMT
- Angelo Lima – Representante da sociedade civil no Conselho Nacional de Recursos Hídricos
- Eliel Alves Ferreira – Coordenador do Fórum Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas de Mato Grosso
- Gustavo Antonio Carneiro – Superintendente de Recursos Hídricos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA/DF)
- Ibrahim Fantim – Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do rio Sepotuba e coordenador do evento
- Lupércio Ziroldo – Presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB)
Nesta edição, o tema central é “O papel da ciência para a gestão das águas e fortalecimento dos Comitês de Bacias”. Além das palestras, há cursos de capacitação para os membros dos CBHs e apresentação de trabalhos acadêmicos ao longo da semana, de 23 a 27 de setembro.
A oficina “Pacto Pela Restauração do Pantanal”, foto ao lado, foi promovida pelo Instituto de Pesquisa e Educação Ambiental do Pantanal (Instituto Gaia) durante o V Seminário de Recursos Hídricos, e teve como objetivo apresentar a primeira versão da sistematização da Metodologia do Pacto e Apresentação do Comitê Gestor Provisório.