//

Causas da Crise Hídrica. A degradação dos solos. Anotações. VI

3 minutos de leitura
Foto: Antonio Roberto

Por Alcides Faria, biólogo e Diretor Executivo da Ecoa.

 

– Dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA) mostram que 140 milhões de hectares de solos no Brasil estão degradados. Esse número equivale a 16,5% do território nacional.

– Dos 140 milhões, 90 milhões de hectares são de pastagens, segundo a Universidade Federal de Goiás.

– Solos degradados afetam negativamente a quantidade e a qualidade da água para abastecimento humano, para a melhor geração de energia nas usinas e outros usos.

– Solos degradados permitem maior transporte de sedimentos para o leito dos rios, sedimentos estes que terminam levados para os reservatórios das usinas, reduzindo suas capacidades de armazenamento de água.

– Uma das formas de degradação de solos é a compactação através de processos como o pisoteio constante do gado, o que impede a natural infiltração das águas das chuvas e, consequentemente, o abastecimento dos lençóis subterrâneos com redução de seu gradativo “fornecimento” de água para córregos e rios.

– Recuperar microbacias hidrográficas “produz” água pois ocorre infiltração quando das chuvas, recupera economia agrícola, gerando trabalho e renda.

– A compactação pode também maximizar o efeito das chuvas mais fortes, aumentando o poder de arraste de sedimentos pelas das águas, que alcançam mais rapidamente as partes mais baixas das microbacias.

– A degradação impede o abastecimento dos lençóis subterrâneos adequadamente.

– Lençóis subterrâneos são a “caixa” de reserva que liberam gradativamente a água para os rios e reservatórios ao longo do ano, mesmo nos períodos mais secos.

– Se os lençóis subterrâneos não são abastecidos adequadamente, terminam rebaixados na medida em que água é extraída para usos como abastecimento das cidades e a irrigação na agricultura.

– O abastecimento dos lençóis subterrâneos é comprometido também pela destruição das chamadas ‘áreas de recarga’, regiões específicas por onde a água infiltra mais facilmente, suprindo os lençóis. Em geral essas áreas não são protegidas e estão sob a agricultura intensiva e com risco de contaminação por agrotóxicos.

– A cidade de Tietê, em São Paulo, é atravessada pelo rio que lhe dá o nome, mas não pode recorrer a ele para abastecer-se de água devido a poluição extrema. A cidade usa o Aquífero Tubarão, mas mesmo este não resolve o problema de todos, pois está com a vazão reduzida devido às chuvas deficientes dos últimos anos e certamente falta de proteção em áreas de recarga.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog