As fotografias de Aline Patrícia Horikawa enchem de cores e encantos a página que mantém na rede social. A predileção pelas aves levou a auxiliar de escritório a muitos lugares. Ao caminhar por uma trilha em São Sebastião do Paraíso (MG), a fotógrafa amadora encontrou um felino. Não um felino qualquer, mas um gato-mourisco. Sem perder tempo, passou a filmar o animal. Segundo a fotógrafa, foram dez segundos inesquecíveis. A espécie considerada rara é um pouco maior que o gato-do-mato. Esta foi a segunda vez que Aline clicou o animal.
Sobre o gato-mourisco
Seu nome científico é Puma yagouaroundi e é conhecido popularmente como jaguarundi. Possui o corpo alongado e pernas curtas, parece mais um mustelídeo (família das lontras) do que um felino em suas proporções. Encontrado nas Américas, apresenta três pelagens diferentes: preta, principalmente em florestas, e cinza ou vermelha em áreas mais abertas, como o Pantanal e o Cerrado. Pesquisadores acreditam que o gato-mourisco viva sozinho ou em pares.
Status na IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês): pouco preocupante.
Fonte: ANDA
Bom dia, sou policial civil, lotado na Delegacia do Meio Ambiente/ DEMA. Cidade de Cuiabá/ MT, vir um desse animal, em uma região próxima. Tel.065 992287675.
Boa noite hoje vi um gato desses atravessando a ma a 3 km da minha casa. Moro no interior do Maranhão em Coroatá ma. Era totalmente cinza. Muito maior que um gato de casa.