O diretor-presidente da Ecoa, André Luiz Siqueira, esteve nesta quarta-feira (19) em reunião com o embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, na sede Instituto Arara Azul (Campo Grande, Mato Grosso do Sul). Esteve presente, além da Ecoa e do Instituto Arara Azul, o Instituto Panthera.
Em sua estada no Mato Grosso do Sul, o embaixador firmou um acordo de segurança pública com o Governo do Estado que prevê troca de informações no serviço de inteligência, banco de dados e treinamento de servidores para o combate ao terrorismo, corrupção, tráfico humano, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Chapman também visitou a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte para conhecer a empresa e os sistemas integrados de produção de gado de corte (lavoura-pecuária-floresta) ante à expectativa das mudanças climáticas; se encontrou com ONGs e visitou o Pantanal, no município de Miranda (MS).
Com a retomada da agenda climática global a partir das eleições americanas, os EUA vêm articulando metas e ações concretas com o Brasil sobre o tema.
“A retomada dos Estados Unidos nessa agenda é, para nós, um sopro de esperança em relação à governança ambiental no país e, claro, no Pantanal”, declara Siqueira.
A Ecoa esteve presente no encontro com o embaixador e expôs a ele o que a organização tem feito nesses 32 anos de trajetória na conservação ambiental no Pantanal, assistência e empoderamento de comunidades ribeirinhas e assentados rurais, e combate aos incêndios e mudanças climáticas.
Durante o encontro, Siqueira também entregou ao embaixador um exemplar da revista Ciência Pantanal, concebida pela pesquisadora Alexine Keuroghlian. A Ecoa recebeu exemplares da revista pelo Instituto Arara Azul para serem entregues às comunidades com as quais trabalha.