Eventos Climáticos Extremos Publicação

Por Alcides Faria

Este texto é baseado em várias publicações e assentado em conhecimentos sobre territórios alcançados por estudos e práticas de organizações como a coalizão internacional Rios Vivos, a Rede Pantanal e a Ecoa, afora permanente interação com pesquisadores de diferentes instituições. Está em construção e o propósito é contribuir para entender o uso de bens naturais, como a água e solos, a partir de unidades ambientais e seus elementos. O ponto de partida para a busca de informações foi a sobre as consequências da seca de 2014/15 na bacia do rio Tietê, em São Paulo, que afetou pesadamente a economia e vida das pessoas, levando a disputas pelo uso da água.

A abordagem é feita país a país e, ao final, é apresentado o caso da Geada Negra, de 1975, que dizimou os cafezais do Paraná e onde é hoje o Mato Grosso do Sul, provocando mudanças radicais na economia, abrindo caminho para o atual modelo baseado no milho, soja e na pecuária. Ao final, algumas anotações e as consequências ambientais do atual modo dos bens naturais.

Acesse aqui a publicação.

Iasmim Amiden

Jornalista e Coordenadora do Programa Oásis da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)