Falta de navegabilidade no rio Paraguai afeta combate aos incêndios no Pantanal

1 min de leitura
2
Brigadistas utilizam barco da Ecoa para o trabalho de prevenção e combate aos incêndios no Pantanal, 2020 (Imagem: Arquivo Ecoa)

O nível do rio Paraguai está abaixo do registrado nos últimos 7 anos. Por isso, equipes que estão em campo para combater o avanço dos incêndios florestais no Pantanal enfrentam desafios extras na difícil logística do bioma.

Em alguns pontos não há navegabilidade e em outros é possível atravessar o leito caminhando. O rio Paraguai é rio que drena o Pantanal.

Nesta semana, o combate ao foco de incêndio na região do Porto da Manga precisou ser suspenso. O local fica à beira do rio Paraguai no município de Corumbá (MS).

A ANA (Agência Nacional de Águas) decretou situação de escassez hídrica na região hidrográfica do Paraguai até 31 de outubro de 2024.

A resolução levou em conta os boletins do Serviço Geológico Brasileiro, que identificou índices mínimos dos níveis dos rios.

 

2 Comments

  1. É muito importante acelerar está questão da escazes da água no bioma pantaneira. Estou completamente de acordo com esta divulgação

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.