//

Fase neutra entre El Niño e La Niña no Pacífico deve prevalecer nos próximos meses. O cenário reforça a necessidade de atenção para o risco de seca no Pantanal nesse período

2 minutos de leitura
Figura 1. Anomalías (°C) promedio de la temperatura de la superficie del océano (SST, por sus siglas en inglés) para la semana centrada el 6 de agosto de 2025. Las anomalías son calculadas utilizando como referencia los periodos promedio semanales de 1991-2020.
  • Estresse hídrico da vegetação da planície pantaneira, indicado por satélite, é outro fator a se considerar.

No dia 14 de agosto, o Centro de Predição Climática (CPC) dos Estados Unidos publicou seu informativo mensal, registrando que, em julho, as condições neutras continuaram no Pacífico Equatorial, com temperaturas da superfície do mar (TSM) próximas da média estabelecida na maior parte do Oceano Pacífico equatorial.

Anomalias de vento de baixo nível foram de leste sobre o Pacífico tropical centro-leste e leste, enquanto anomalias de vento de nível superior foram de oeste sobre o Pacífico tropical centro-oeste e leste.

Coletivamente, o sistema acoplado oceano-atmosfera no Pacífico tropical refletiu condições de ENSO-neutras. As previsões do International Research Institute for Climate and Society (IRI) indicam que a fase neutra é a mais provável durante o inverno no hemisfério norte de 2025-26 – verão no hemisfério sul.

Com base nas mudanças mais recentes no Pacífico tropical, o equipamento de prognóstico favorece que se alcance o umbral de La Niña.

O mais provável é que a Fase Neutra prevaleça, com 56% de probabilidade, entre agosto e outubro, podendo ser seguida por um período curto de condições de La Niña, que depois reverteriam para a neutralidade novamente.

Levantamento de dados e análises sobre a temperatura do Pacífico, feitos por Fernanda Cano e Alcides Faria, responsáveis pela área de mudanças climáticas na Ecoa, apontam a probabilidade de coincidência da Fase Neutra entre El Niño e La Niña no Pacífico com secas no Pantanal.

Estresse hídrico no Pantanal. Atualização do cenário climático-hidrológico indica aumento da área com vegetação apresentando estresse hídrico.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog