/

Fogo continua no Pantanal e para diretor da Ecoa, a possibilidade de aumento dos incêndios é real

2 minutos de leitura
Imagem: Firms/NASA

Fogo continua no Pantanal e área já registra 947.025 hectares queimados segundo os dados divulgados pelo Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ). Este número equivale a 6,27% do bioma nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Equipes do PrevFogo, Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) estão concentradas na região do Porto Jofre (MT) onde está localizado o Parque Estadual Encontro das Águas, área de destaque devido à grande presença de onças. Focos de calor foram registrados neste parque no final do mês de setembro e foram controlados, mas ressurgiram.

No Parque Nacional do Pantanal (MT) o fogo também avança e outros territórios estão com incêndios registrados. Segundo o diretor da Ecoa, Alcides Faria, “a possibilidade de aumento dos incêndios no Pantanal é real. O calor excepcional, o atraso nas chuvas são fatores determinantes, afora o fato de os ‘incendiários’ aproveitarem essa situação. Redobrar atenção e ter em conta que os eventos extremos vieram para ficar é fundamental. As indicações são de que El Niño, fenômeno de aquecimento das águas do Pacifico com efeitos sobre a America do Sul, pode seguir forte até o meio do ano de 2024″.

Imagem: Firms/NASA

 

 

Luciana Scanoni

Antropóloga e coordenadora do Núcleo de Comunicação da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.