/////

Gemido dos Excluídos: A construção social do adoecimento

1 min de leitura
1

A pesquisa de mestrado desenvolvida por Jacir Alfonso Zanatta, teve inicialmente como objetivo analisar as representações sociais de saúde e doença na comunidade ribeirinha de Porto da Manga situada no município de Corumbá-MS. Mas, no decorrer das entrevistas e do contato com os entrevistados, terminou por encontrar e mostrar os mecanismos de construção social do adoecimento na referida comunidade.

A comunidade, localizada na margem esquerda do Rio Paraguai, fica a 76 km da cidade de Corumbá. Composta por aproximadamente 30 famílias, em torno de 200 pessoas, a maioria coletores de iscas, pescadores profissionais e piloteiros.

Alguns dos mecanismos identificados como geradores do adoecimento são: baixa escolaridade; renda familiar inferior a um salário mínimo; falta de acesso ao saneamento básico (tratamento de água, rede de esgoto, coleta de lixo); ausência de posto de saúde na comunidade; entre outros.

O estudo deu origem ao livro “Construções Sociais do Adoecimento: Discussões a partir de um estudo de caso” que pode ser adquirido pelo site da Ecoa. Zanatta é jornalista, professor e psicólogo clínico, com doutorado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

1 Comment

  1. […] 12 – A pesquisa de mestrado “Gemido dos Excluídos” foi desenvolvida por Jacir Alfonso Zanatta, professor da Universidade Católica Dom Bosco, em 2012. O estudo investiga as causas sociais de adoecimento na comunidade pantaneira Porto da Manga, fazendo uso de dados da Ecoa. Posteriormente, a dissertação deu origem ao livro “Construções Sociais do Adoecimento”. Confira esta citação. […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog