/////

Porto da Manga recebe atendimentos e cursos

3 minutos de leitura

Os moradores do Porto da Manga e região desfrutaram de um fim especial neste final de ano. A Associação dos Moradores do Porto da Manga, com apoio da Ecoa, reuniu nos dias 1° e 2 de dezembro atividades como a segunda etapa do curso de manutenção de motor de popa, atendimento odontológico, curso de produtos ecológicos e oficina de auto-estima.

A iniciativa contou com recursos do CASA (Centro de Apoio Socioambiental) repassados para os trabalhos e ações junto a Associação do Porto da Manga, com as parcerias da Dismoto Yamaha, Ibama, UFMS (Universidade Federal de MS), Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá e Seap (Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca).

Participaram da ação as comunidades do Porto da Manga, Miranda, Albuquerque, Corumbá e moradores das proximidades da Estrada Parque Pantanal. Cerca de 50 pessoas, fizeram o curso de motor de popa, outras 35 acompanharam o curso de Produtos Ecológicos, 25 crianças receberam atendimento odontológico e todos passaram pela oficina da auto-estima, onde 2 profissionais da beleza ofereceram serviços.

Na primeira edição do curso de motor de popa, os pescadores tiveram um treinamento básico e a continuação foi oferecida durante a piracema para que todos os interessados pudessem participar. De acordo com Jean Fernandes, profissional da Ecoa que tem acompanhado os treinamentos, a segunda etapa do curso de motor de popa foi importante para a formação da oficina de manutenção no local. “Agora eles já tem base para montar a oficina, fazer atendimentos, o que facilita o trabalho dos ribeirinhos e gera alternativas de renda com a prestação dos serviços de manutenção”.

No curso de produtos ecológicos as mulheres aprenderam que podem fabricar em casa, amaciantes, desinfetantes e detergentes sem aditivos químicos e com ingredientes naturais. O dentista fez um diagnóstico com as crianças durante o segundo dia da ação, planejando os tratamentos logo no início de 2008, de forma voluntária, contanto com o suporte e logística da Ecoa.

Jean Fernandes ainda lembrou que as atividades no Porto da Manga refletem o trabalho da Ecoa realizado durante o ano. “Uma ação como esta fecha o ciclo das capacitações, organização da comunidade, empoderamento e articulação em políticas públicas. Tudo que a Ecoa vem desenvolvendo com as comunidades através da metodologia do Desenvolvimento Integral de Comunidades (DICOM)”.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog