Via Folha de São Paulo
A geração própria de energia solar no país deve alcançar a capacidade da usina hidrelétrica de Itaipu em setembro, segundo projeção da Absolar (associação do setor).
Para atingir a marca, a potência dos sistemas instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos de casas, comércios e indústrias deve chegar a 14 gigawatts. Neste mês, a capacidade somou 10 gigawatts.
Segundo a entidade, que espera registrar recordes de crescimento do mercado neste ano, o Brasil tem mais de 930 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede.
Os consumidores residenciais respondem por cerca de 77% das instalações de geração própria. Depois, aparecem as pequenas empresas dos setores de comércio e serviços (12,7%) e consumidores rurais (7,7%). Indústrias vêm em quarto lugar (2%).
Essa marca de Itaipu já havia sido alcançada, em março, pela geração de energia solar no Brasil, mas apenas com a somatória das usinas de grande porte e os sistemas de geração própria. Nesta sexta-feira (8), a Absolar anuncia que essa capacidade chegou a 15 gigawatts.