/

Governador eleito quer royaltie pela preservação do Pantanal

2 minutos de leitura

Texto originalmente publicado em: 03/10/06

O governador eleito André Puccinelli (PMDB) disse, nesta segunda-feira (2 de outubro), que pretende buscar recursos oriundos da União para preservação e conservação do Pantanal.

Segundo Puccinelli, a remuneração da União seria uma espécie de “ICMS Ecológico” devida pela proteção ao Pantanal. André citou o royaltie do petróleo (pago aos Estados que possuem aquela riqueza), dizendo que o Pantanal também é uma riqueza.

Ele destacou que pretende conversar com governadores de Estados onde há áreas de conservação ambiental e, juntos, pressionarem o governo federal a criar uma forma de compensação pela política desses Estados para preservar o meio ambiente, deixando de implantar indústrias que afetem à natureza. O governador eleito disse ainda que deve procurar o senador Ramez Tebet (PMDB/MS) para que ele possa auxiliar no encaminhamento da idéia no Congresso Nacional e não descarta incluir o assunto na pauta de renegociação da dívida do Estado com a União.

Puccinelli avaliou ainda que é preciso vender a imagem Pantanal, pois 80% dele está em Mato Grosso do Sul e muita gente desconhece. “Precisamos divulgar vídeos sobre o Estado em todas as embaixadas do mundo para divulgar o Turismo”, explicou o governador eleito, completando que o turismo deve ser mais valorizado no Estado para geração de emprego e renda. Nessa área, ele defende ainda a ampliação dos vôos charters no Aeroporto de Bonito e acelerar as ações necessárias para a operação do aeroporto pela aviação comercial, com vôos regulares.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.