/

Grupo brasileiro participa de pesquisa transfronteiriça em Laguna Marfil por ECCOS

1 min de leitura

Um grupo multidisciplinar binacional Bolívia – Brasil, composto por mais de 50 pessoas entre pesquisadores, técnicos governamentais e de organizações não governamentais e membros de comunidades locais, foi formado para elaborar um plano de início de gestão da Área Natural de Manejo Integrado (ANMI) Laguna Marfil, área que faz fronteira com o Brasil. 

Essa ação realizada por meio do projeto ECCOS, entre 21 e 30 de outubro de 2019, contou com apoio brasileiro de 3 pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), mobilizados pela Ecoa, entre eles Denildo da Silva Costa, pesquisador especialista em conhecimento etnográfico; Ana Paula Dalbem Barbosa, pesquisadora especialista em peixes e Acisa Raimunda de Souza, pesquisadora especialista em macroinvertebrados. Também estava presente o gerente do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, Mauro Crema.

Mapa: FCBC

Como resultado, foi finalizado e apresentado o Plano de Manejo da Área Natural de Manejo Integrado Laguna Marfil, fundamental para a consolidação da área protegida, assim como foram gerados relatórios técnicos que analisam detalhadamente os resultados, dados e informações que contribuem para o conhecimento e avaliação dos atributos naturais e a dinâmica social em torno desse cenário natural.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)