////

Hidrovia Paraná-Paraguai: governo ‘festeia’ sem razão

2 minutos de leitura
(Créditos: Alcides Faria / Arquivo Ecoa)

Após uma pequena recuperação do nível do rio Paraguai no trecho em território de Mato Grosso do Sul, depois de quase 3 meses de chuvas, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar Jaime Verruck declarou que “a hidrovia [Paraná-Paraguai] é um eixo logístico de peso para o transporte de mercadorias do Estado. Por isso a importância da retomada da navegabilidade”.

O que o secretário conclama como ‘retomada da navegabilidade’ é o fato de o rio ter alcançado ontem (18/01) na régua de Ladário (MS) 1,07 metros. Nesta mesma data em 2021 a altura do rio em Ladário 0,88 centímetros, segundo a Marinha do Brasil. Estes números se comparados com anos anteriores mostram, na verdade, que a ‘crise da água’ para a navegação continua no rio Paraguai e no Pantanal, pois o aumento no nível do rio em apenas 21 centímetros na comparação entre 2021 e 2022 na mesma data (18 de janeiro) não é ‘comemorável’.

Recuo do rio Paraguai (Créditos: Alcides Faria / Arquivo Ecoa)

O dado é um alerta para problemas na navegação em 2022, assim como de maior possibilidade de incêndios. Neste caso o baixo nível do rio faz com que não ocupe a planície como ocorre normalmente, facilitando o avanço do fogo.

Confira a altura do rio Paraguai nos últimos anos durante o mesmo período:

Ano Altura em Metros
2017 1,63
2018 3,00
2019 2,20
2020 1,20
2021 0,88
2022 1,07

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.