///

O Pantanal e os níveis do rio Paraguai

3 minutos de leitura

Ladário é um município do Mato Grosso do Sul, a oeste, que faz fronteira com a Bolívia, às margens do rio Paraguai, e uma referência para medições dos níveis do rio, pois nesse trecho ele já recebeu as águas dos grandes afluentes da parte norte da Bacia do Alto Paraguai, principalmente do estado do Mato Grosso e da Bolívia, oferecendo, portanto, uma visão sobre as chuvas nas partes mais altas e da ocupação de território pelas águas – quanto mais chuvas mais áreas serão ocupadas na planície pantaneira e, assim, menor a possibilidade de propagação do fogo.

Outro elemento importante é que a ocupação da planície pelas águas aumenta a produtividade dos ecossistemas, incluindo a de espécies de peixes.

A seguir prints de dois gráficos da Marinha do Brasil e outros da Dirección de Meteorologia e Hidrologia do Paraguai que apresentamos para contribuir com o entendimento da dinâmica do rio Paraguai e o Pantanal.

O primeiro gráfico com as medidas diárias do nível do rio Paraguai em 2020 e 2021 e a média – linha pontilhada – dos últimos 5 anos (2016 a 2020), mostra que o nível esteve muito baixo em 2020 e 2021, sendo mais crítico o quadro de 2021, pelo menos por enquanto. As chuvas do final de outubro e do começo de novembro deste ano trouxeram recuperação, mas ainda abaixo da observada em 2020 para essa do ano.

O segundo gráfico mostra o nível do rio Paraguai em Forte Coimbra, a jusante de Ladário, mas no município de Corumbá (MS). Nessa região o rio Paraguai já recebeu outros importantes tributários, dentre eles o rio Miranda, cuja bacia drena 43 mil km2 do território de Mato Grosso do Sul. Pode-se observar que em 2020 e 2021 o comportamento do rio Paraguai em Forte Coimbra é praticamente o mesmo de Ladário.

A terceira imagem mostra os níveis do rio Paraguai até o dia 16 de novembro de 2021, entre Ladário (MS) e o seu encontro com o rio Paraná, na Argentina. A parte final do rio no Pantanal é em território dividido entre Brasil e Paraguai. No Paraguai é Isla Margarita, vizinha a Porto Murtinho (MS) em território brasileiro.

O gráfico a seguir mostra o comportamento do rio na parte final do Pantanal nos últimos 60 dias, como visto em Isla Margarita: ocorreu um rápido aumento do nível, diferentemente dos dois locais mostrados anteriormente – Forte Coimbra e Ladário. Nesta região o rio recebe rapidamente as águas das sub-bacias regionais e o gráfico reflete esse processo.  Nos primeiros 10 dias de novembro o nível chegou a aumentar em quase 1,8 metros.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog