Jornalismo em quadrinhos aborda mulheres que atuam na conservação do Pantanal

2 minutos de leitura

A recém graduada em Jornalismo, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Raquel Eschiletti, que também foi estagiária de Comunicação na Ecoa de 2019 a 2020, desenvolveu uma sensível e emocionante reportagem em formato Jornalismo em Quadrinhos sobre três grandes mulheres que atuam na conservação do Pantanal e Cerrado, em Mato Grosso do Sul: Nathalia Eberhardt Ziolkowski, socióloga e pesquisadora da Ecoa, Catarina Guató, ex-presidente da Associação das Mulheres Artesãs da Barra do São Lourenço (Pantanal) e Natalina Silva de Oliveira Mendes, liderança de Porto Esperança (Pantanal).

Os desenhos são a grandiosa característica do seu trabalho. Todos feitos por ela. Representam de forma original cada marco na história dessas lideranças. Mas nada passa despercebido nesse trabalho. Narrativa, entrevistas, tudo se complementa sob um olhar singular e atento para as questões mais importantes enfrentadas por grande parte das mulheres nestes territórios. 

A reportagem, segundo Raquel, “apresenta perfis de mulheres que atuam na defesa do Pantanal e Cerrado”, em Mato Grosso do Sul, e “aborda a organização política, social e econômica dessas mulheres, discorre sobre seus feitos e suas impressões sobre a relação de mulher e meio ambiente, a partir de uma perspectiva ecofeminista”.

O trabalho teve orientação da Prof. Dra. Katarini Miguel, que há muito também atua com a as mulheres do Cerrado e Pantanal, através de outros trabalhos já desenvolvidos por alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), pesquisas e apoio.

Conheça a reportagem em HQ de Raquel Eschiletti aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog