La Niña e El Niño: o que é, causas e efeitos

3 minutos de leitura

Matéria publicada originalmente em 25 de abril de 2023

A dinâmica da temperatura do Oceano Pacífico pode afetar diversas regiões do planeta, inclusive o Pantanal. Os fenômenos climáticos responsáveis pelo aumento e diminuição da temperatura do oceano são classificados como El Niño e La Niña. Confira o que é e como funcionam esses fenômenos climáticos na matéria. 

O que é El Niño e La Niña? 

El Niño é um fenômeno atmosférico que implica nas condições climáticas por ocasionar o aumento atípico da temperatura do Oceano Pacífico, em especial na região equatorial, que é o maior e mais profundo do planeta, dessa forma um grande influenciador da dinâmica climática do planeta.  

La Niña, por sua vez, é responsável pela redução da temperatura do Oceano Pacífico Equatorial. 

Ambos os fenômenos causam alteração nas temperaturas e precipitações em níveis globais. Em alguns territórios do planeta ocorre o aumento de chuvas enquanto em outros acontecem secas rigorosas. Os fenômenos se intercalam, normalmente, em um intervalo de 3 a 7 anos. 

Efeitos no Brasil

No Brasil, os fenômenos provocam efeitos diferentes em cada região. Na região Norte e Nordeste, a La Niña favorece a formação de chuvas intensas enquanto o El Niño causa secas preocupantes. Em contrapartida, no Sul o El Niño contribui para formação das chuvas e La Niña proporciona seca. 

No Centro-Oeste, a La Niña é responsável por climas mais secos e pode ocasionar, no Pantanal, períodos de estiagem. Enquanto o El Niño provoca precipitações pluviais. 

Esses fenômenos têm grande importância na dinâmica das águas no Pantanal. Em anos com predominância do El Niño há a ocorrência de mais chuvas e, consequentemente, de inundação. Em anos de predominância da La Niña, ocorre o inverso. Alterações nos ciclos de chuva e seca no Pantanal podem influenciar nos incêndios, por isso a atenção é necessária. 

Neste ano, o período é de transição de La Niña para neutro durante os meses de março a maio, mas a probabilidade da ocorrência de El Niño sobe para 47% de maio para junhos. 

La Niña e El Niño
Gráfico do Plano de Ação para o manejo integrado do Fogo

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues às brigadas comunitárias do Trevo Carandazal e Bandeira, em Miranda (MS). A entrega dos EPIs marca a concretização de todo um processo conduzido pela especialista da Ecoa, Fernanda Cano, responsável pela mobilização comunitária, levantamento de brigadistas ativos/as, aquisição e organização logística dos equipamentos, além da articulação local para viabilizar a formação. A iniciativa integra o projeto Fortalecendo Brigadas Comunitárias Voluntárias e Ações de Manejo Integrado do Fogo, apoiado pelo Fundo Casa Socioambiental em parceria com o Juntos pelo Pantanal, projeto do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), com apoio do GEF Terrestre, por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). A Prefeitura de Miranda também colabora com a ação, que conta com a parceria técnica do Prevfogo/Ibama.

VEJA MAIS: Brigada é criada em área estratégica para prevenção de incêndios em Miranda (MS)