//

Lula na COP27 – Destaques GT Infra

6 minutos de leitura

GT-Infra é o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, uma ampla rede – que a Ecoa participa –  composta por pesquisadores e organizações não governamentais que debatem e definem estratégias para a área de infraestrutura no Brasil.

Veja abaixo as notícias publicadas na última newsletter divulgada pelo GT:

 

Lula é aguardado na COP27 na semana que vem

O deputado Federal Nilto Tatto, falou à CNN Brasil sobre a participação do presidente Lula na COP27 e a mensagem que estamos levando à comunidade internacional sobre a reconstrução do Brasil como um protagonista da proteção do meio ambiente. A CNN destacou que a presença de Lula no evento traz grandes expectativas, já que o Brasil pode vir a desempenhar um papel central nessas discussões, seja pela sociobiodiversidade brasileira, pela experiência pregressa do País no combate às emissões de CO2 ou até na capacidade de articulação do presidente eleito. Segundo o UOL, Lula deve participar do evento no Egito nos dias 17 e 18 de novembro. 

Acompanhe o Brazil Climate Action Hub na COP27

O Brazil Climate Action Hub, criado em 2019 por diversas organizações da sociedade civil para dar visibilidade à ação climática brasileira durante a COP25, está na COP27 no Egito. O Hub tornou-se referência do Brasil na Conferência e vale a pena acompanhar as discussões sobre a participação deles por lá. Clique aqui. Um debate sobre mulheres na ação climática abriu as discussões do grupo no Egito.

Mobilização ambientalista promove ato contra o “Pacote da Destruição”

Entidades e ativistas de todo o país promoveram um ato na Câmara dos Deputados para defender as políticas socioambientais e denunciar o conjunto de Projetos de Lei (PL) que estão tramitando no Congresso, o chamado “Pacote da Destruição”. Juntas, as organizações elaboraram um manifesto. Assista ao ato aqui.

JBS admite ter comprado bois de “maior desmatador do país”

Uma investigação exclusiva feita pelo Repórter Brasil revelou que o frigorífico JBS, um dos maiores do planeta, comprou, entre 2018 e 2022, milhares de cabeças de gado criadas em fazendas de uma quadrilha de desmatadores de Rondônia. A empresa chegou a reconhecer que houve conivência de seus próprios funcionários no esquema.

Artigo: Precisamos repensar o montante e o destino das rendas petrolíferas no Brasil

A transição para fontes de energia sustentáveis só é possível com maior clareza sobre o que fica para os cofres públicos e também sobre para onde vão as rendas petrolíferas estatais. Alessandra Cardoso e Livi Gerbase, do Inesc, explicam em artigo no Um Só Planeta.

 

Governo federal lança manual sobre infraestruturas de transporte

O Ministério da Economia, da Infraestrutura e a Infra S.A, realizam, no dia 23 de novembro, a partir das 9h30, um webinário para lançamento do “Manual de Priorização de Ações e Avaliação Socioeconômica para Apoio ao Planejamento de Sistemas e Infraestruturas de Transporte”. Haverá transmissão pelo Youtube da Infra S.A.
“Lute como uma floresta”, propõe Eliane Brum
“Para desintoxicar de Bolsonaro, lute como floresta. Para ajudar Lula a fazer o certo, lute como floresta”. Assim começa onovo artigo de Eliane Brum para o Sumaúma. Segundo a jornalista, para aproveitarmos os bons ventos da eleição de um novo presidente para o Brasil, “precisamos nos mover não mais em contraposição ao bolsonarismo, e sim numa relação radical com a vida”. Reflexão importante!
Para assistir: Diálogos pela Democaria sobre perspectivas para o futuro da Amazônia

Alessandra Korap Munduruku, líder indígena e ativista pelo meio ambiente, Ricardo Abramovay, Professor Sênior da USP, e Marcio Astrini, Secretário Executivo do Observatório do Clima, participaram, nesta terça-feira (8/11) da serie Diálogos Pela Democracia, realizada pelo Washington Brazil Office. Eles conversaram sobre perspectivas para o futuro da Amazônia a partir da vitória de Lula nas eleições presidenciais, com apoio de uma ampla coalizão em defesa da democracia. Perdeu? Está disponível no Youtube.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog