//

Eleições 2022 e a Amazônia – Destaques GT Infra

4 minutos de leitura

GT-Infra é o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, uma ampla rede – que a Ecoa participa –  composta por pesquisadores e organizações não governamentais que debatem e definem estratégias para a área de infraestrutura no Brasil.

Veja abaixo as notícias publicadas na última newsletter divulgada pelo GT:

 

Eleições 2022 e a Amazônia

A NPR News, rede de mídias dos EUA que alcança semanalmente 53 milhões de pessoas em todas as plataformas, destacou os resultados do primeiro turno das eleições no Brasil e as implicações do pleito sobre o futuro da Amazônia. A reportagem destacou o desmonte das instituições ambientais e o quanto isso impulsionou a destruição do bioma nos últimos quatro anos. Ouça a reportagem na rádio NPR News ou leia a reportagem!

Em artigo, publicado no site do Instituto Socioambiental, Márcio Santilli analisa o provável aumento da polarização do debate sobre meio ambiente e povos indígenas no Legislativo a partir dos resultados do 1º turno das eleições, destacando, entre outros pontos, a eleição de uma bancada indígena. Leia aqui.

 

Produção de ouro com indícios de ilegalidade aumenta 25% em um ano

Em 2021, o Brasil registrou 52,8 toneladas de ouro com graves indícios de ilegalidade, o que equivale a 54% da produção nacional. O montante é 25% maior do que o verificado em 2020, como mostra o levantamento realizado pelo Instituto Escolhas, divulgado nesta quinta-feira (06/10). A análise usou como base dados da Agência Nacional de Mineração e da Coleção 7 do projeto MapBiomas, lançado no mês passado. Apresentado em formato onepage, o levantamento do Escolhas traz um detalhamento sobre as origens do ouro com indícios de ilegalidade, sendo que a maior fatia corresponde ao ouro que veio de áreas onde há indícios de extração para além dos limites permitidos.

 

Plataforma inédita apresenta políticas públicas de agricultura urbana em todo país

A produção de alimentos em espaços urbanos tem emergido como estratégia fundamental para garantir a segurança alimentar da população, aliada à geração de emprego e renda. No Brasil, existem diversas experiências de políticas públicas voltadas para a agricultura urbana, mas as informações não estavam disponíveis e concentradas em um único local, até agora. A partir desta quinta-feira (06/10), toda a sociedade e, em especial, os gestores públicos de todo o país podem acessar a plataforma Políticas Públicas de Agricultura Urbana que traz 100 iniciativas voltadas para o fortalecimento da agricultura urbana, desenvolvidas por governos municipais. A ferramenta online é uma iniciativa inédita, idealizada pelo Instituto Escolhas. O vídeo explica.

 

Brasil deve integrar frente comum de florestas na COP27

O governo da  República Democrática do Congo anunciou esta semana que está trabalhando junto com Brasil e Indonésia em uma frente comum para levar propostas para proteger suas florestas tropicais nas negociações da COP27. A Folha deu mais detalhes.

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog