//

Comissão antidesmate: ministérios vão trabalhar juntos para reduzir desmatamento – Destaques GT Infra

7 minutos de leitura
Foto: José Cr/AFP

GT-Infra é o Grupo de Trabalho de Infraestrutura, uma ampla rede – que a Ecoa participa –  composta por pesquisadores e organizações não governamentais que debatem e definem estratégias para a área de infraestrutura no Brasil.

Veja abaixo as notícias publicadas na última newsletter divulgada pelo GT:

Comissão antidesmate: ministérios vão trabalhar juntos para reduzir desmatamento

O governo  federal anunciou nesta quarta-feira (8/2) a criação da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento, que será composta por integrantes de 19 ministérios e tem como missão zerar o desmatamento na Amazônia até 2030. O Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) foi reestabelecido, numa versão que envolverá todos os biomas, não apenas o amazônico. O G1 repercutiu o assunto, assim como o Observatório do Clima, que também ressaltou que o Ibama, a Funai e a Força Nacional iniciaram uma operação de retirada dos garimpeiros que invadiram a Terra Indígena Yanomami.

Também nesta quarta-feira, houve a sinalização de que França e União Europeia podem se juntar à Noruega e Alemanha no financiamento do Fundo Amazônia. A ministra francesa das Relações Exteriores, Catherine Colonna, esteve em Brasília e disse que essa é uma possibilidade que já está sendo estudada pelos países.

Políticas de combate à pobreza e geração de empregos reduzem o desmatamento, diz novo estudo do Escolhas

Novo estudo do Escolhas mostra que a redução em 1% de pessoas em situação de extrema pobreza está associada à diminuição do desmatamento em 4% ou 42,7 mil hectares no país.  A investigação permite, pela primeira vez no contexto brasileiro, que o desmatamento seja analisado em conjunção com formas de privação econômica em uma escala geográfica ampla, abarcando todo o território nacional. O Estadão dá mais detalhes.

Secretário defende cobrança de imposto seletivo sobre produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente

O secretário extraordinário do Ministério da Fazenda para a reforma tributária, Bernard Appy, deu o que falar ao defender a criação de um imposto seletivo não apenas para produtos nocivos para a saúde da população, mas também para o meio ambiente. Saiba mais sobre a proposta no G1.

Carta Capital lista 5 obras de infraestrutura logística que podem ser priorizadas pelo governo; Ferrogrão está entre elas

A partir da indicação de especialistas, políticos e entidades, a CartaCapital enumerou, as obras de infraestrutura logística que devem ser consideradas fundamentais pelos governadores dos estados brasileiros. Termina nesta sexta o prazo para que eles apresentem os projetos a Lula, que vai então apreciar as propostas. A Ferrogrão é uma das que estão na lista. Fiquemos atentos!

Retomada de obras de pavimentação na BR-319 preocupa

A BR-319, entre Manaus e Porto Velho, voltou a despertar preocupação, pois está sendo reconstruída de forma irregular, sem licenciamento ambiental. O Um Só Planeta mostrou, em reportagem, porque a retomada da estrada, que ficou abandonada por 30 anos, preocupa especialistas. Além de não trazer benefícios concretos para os moradores da região, a estrada ainda pode incentivar a ocupação de grileiros e madeireiros ilegais.  Sobre o assunto, o Observatório do Clima destacou que municípios no entorno da rodovia viram crescimento de 16% no carbono por desmatamento e agropecuária apenas entre 2018 e 2019, contra 11% da média nacional.

Artigo: Retomada verde, da urgência à oportunidade

Vale a pena ler o artigo do economista Paulo Hartung, no Estadão, sobre as oportunidades que o Brasil tem de sair na frente no enfrentamento à crise climática global. Ele destacou, entre outros pontos, que a Amazônia tem enorme potencial de se tornar um hub de inovação global, com soluções para diversos segmentos econômicos. 

GT Infra em ação

No ar: A dimensão socioambiental dos licenciamentos e o papel do IBAMA

Após 4 anos de desmonte dos órgãos públicos que zelam pela sustentabilidade socioambiental do Brasil, esses espaços tão fundamentais para a democracia e para a preservação de nossos biomas estão se reestruturando e o GT Infra vê aí uma oportunidade de retomar o diálogo, colocando a infraestrutura que queremos entre as prioridades de ação desse novo período.

No primeiro episódio da segunda temporada do podcast Infraestrutura Sustentável, Sérgio Guimarães recebe o novo presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, ex-deputado federal com ampla atuação na agenda ambiental. O Ibama cuida de agendas estratégicas para o Brasil, como conservação da biodiversidade e licenciamento, e esse foi o enfoque da conversa, que já está disponível no Spotify – ou no Anchor.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog