///

Mais de cem espécies de aves foram avistadas em 24 horas na APA Baía Negra

1 min de leitura
pica-pau-de-topete-vermelho (𝐶𝑎𝑚𝑝𝑒𝑝ℎ𝑖𝑙𝑢𝑠 𝑚𝑒𝑙𝑎𝑛𝑜𝑙𝑒𝑢𝑐𝑜𝑠). Foto: Sauá Films.

No último sábado (14), a APA (Área de Proteção Ambiental) Baía Negra, que faz parte do território da Paisagem Modelo, foi palco do maior evento de observação de aves do mundo, o Global Big Day.

A preservação e a conservação da APA Baía Negra assegura a diversidade de espécies e, apenas em 24 horas, o grupo de observadores registrou 107 espécies de aves, dentre elas a choca da bolívia (𝑇ℎ𝑎𝑚𝑛𝑜𝑝ℎ𝑖𝑙𝑢𝑠 𝑠𝑡𝑖𝑐𝑡𝑢𝑟𝑢𝑠), cara suja do Pantanal (𝑃𝑦𝑟𝑟ℎ𝑢𝑟𝑎 molinae), pica-pau-de-topete-vermelho (Campephilus melanoleucos) e casaca-de-couro-amarelo (Furnarius leucopus).

Para o diretor científico da Ecoa, André Nunes, o evento é uma demonstração das atividades que acontecem no território da Paisagem Modelo Pantanal, possibilitando sinergias entre a ciência cidadã e a conservação da biodiversidade.

O evento foi realizado em parceria com a Fundação de Turismo de Ladário e por um grupo composto por biólogos, moradores, militares, funcionários públicos e visitantes. A atividade foi conduzido por Virginia Paz, Presidente da Associação de Mulheres Produtoras da Área de Proteção Ambiental Baía Negra e pelo biólogo Daniel Irineu de Souza Dainezi.

Talita Oliveira

Jornalista do Núcleo de Comunicação da Ecoa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog