///

Brigadas de pescadores e indígenas são formadas no Pantanal

3 minutos de leitura
Treinamento de duas brigadas comunitárias no Pantanal: Aldeia Morrinho e APAIM. Foto: Victor Hugo Sanches.

No último final de semana, nos dias 10, 11 e 12 de setembro, a Ecoa esteve em campo, no município de Miranda (MS), para acompanhar a formação de mais duas brigadas comunitárias voluntárias do Pantanal: da Aldeia Morrinho, pertencente à Terra Indígena Cachoeirinha, e da Associação de Pescadores e Apicultores Bandeira, vinculada à Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda (APAIM).

O treinamento ficou a cargo do Prevfogo/Ibama e a articulação para a formação das brigadas foi uma parceria entre a Ecoa e o WWF-Brasil por meio do projeto “Brigadas comunitárias como estratégia de resiliência e recuperação do Pantanal”.

André Luiz Siqueira, presidente da Ecoa, em treinamento das brigadas Morrinho e Bandeira, em Miranda (MS). Foto: Victor Hugo Sanches.

 

Aldeia Morrinho e a Associação de Pescadores Artesanais e Apicultores Bandeira participam de treinamento de brigadas ministrado pelo Prevfogo/Ibama. Foto: Victor Hugo Sanches.

 

Treinamento de duas brigadas comunitárias no Pantanal: Aldeia Morrinho e Bandeira. Foto: Victor Hugo Sanches.

 

Treinamento de duas brigadas comunitárias no Pantanal: Aldeia Morrinho e Bandeira. Foto: Victor Hugo Sanches.

 

A Ecoa começou a articular a formação e treinamento de brigadas comunitárias no Pantanal em 2006. De lá para cá, são 17 brigadas formadas, totalizando 125 pessoas treinadas para combater o fogo no Pantanal.

Somente em 2021, a Ecoa articulou a formação de cinco brigadas comunitárias voluntárias:

– Aldeia La Lima (Miranda-MS)

– Aldeia Mãe-Terra (Miranda-MS)

– Brigada feminina Ilha do Baguari (Paraguai-Mirim)

– Aldeia Morrinho (Miranda-MS)

– Brigada da Associação de pescadores e apicultores Bandeira (Miranda-MS)

No mês de outubro será finalizada a formação de uma brigada comunitária no município de Corumbá (MS), na Comunidade Antonio Maria Coelho, totalizando seis brigadas com formação acompanhada pela Ecoa.

 

Publicamos uma informação errada e corrigimos: a Ecoa não treina brigadas, quem treina é o Prevfogo/Ibama. Ela realiza articulações para que o treinamento e a formação ocorram.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Lula não listou hidrovias. Em um evento na via Dutra, no Rio de Janeiro, Lula respondeu a um questionamento sobre falta de ferrovias no Brasil, afirmando que “O Brasil não precisa apenas de rodovias. Precisa de ferrovias. E precisa recuperar a sua cabotagem. Porque a gente precisa de transporte marítimo, rodoviário e ferroviário. É esta combinação intermodal que vai permitir que o nosso país dê um salto de qualidade”. No caso da Hidrovia Paraguai Paraná pretendida pela ANTAQ – dragagens e derrocagens – seria um bom sinal? Com as chuvas e recuperação do nível do rio Paraguai a Hidrovia voltou a operar em seu ritmo normal, o que é muito positivo.