APAIM – Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda

2 minutos de leitura
3
Sede da associação que está localizada em Miranda - MS. Foto: Jean Fernande/Ecoa

A Associação de Pescadores Artesanais de Iscas de Miranda, dá assistência às famílias que tem como principal fonte de renda a pesca e a coleta de iscas vivas. Além da atividade pesqueira, também há o processamento da polpa de macaúba realizado pelas mulheres locais, sendo uma importante alternativa para complementação da renda familiar.

A sede da Apaim está localizada em Miranda, município situado a 200 km de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Situado dentro da planície pantaneira, o município possui 48% de sua população instalada na zona rural. O turismo – sendo destacado o suporte da grande comunidade de pescadores e catadores de iscas às atividades de turismo de pesca -, a pecuária e as carvoarias são as três principais fontes de renda e emprego de Miranda.

No quesito saúde, principalmente entre as mulheres, constata-se muitos problemas provenientes da insalubridade da atividade desenvolvida ao longo dos anos, tais como artrite, artrose, problemas de coluna e dores nas articulações e nos ossos, da mesma forma que acontece na comunidade de Porto da Manga. Infelizmente, essas doenças específicas que atingem os ribeirinhos não recebem a devida atenção do poder público. A escolaridade da população de pescadores de iscas é muito baixa, sendo que a maioria apresenta o ensino fundamental incompleto.

Por se tratar de uma região próxima, ou melhor, praticamente dentro do perímetro urbano, o atendimento médico à população é feito nos postos de saúde do município, as crianças possuem acesso às escolas e muitas famílias recebem auxílio do Governo Federal através do Programa Bolsa Família. Os pescadores de Miranda, em sua maioria, possuem casa própria – de alvenaria – com abastecimento de água encanada e energia elétrica.

Isqueiros de Miranda inauguram Associação

3 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog