- Um marco para a proteção hídrica e da paisagem da região
O Ministério Público Estadual produziu um vídeo sobre a criação da RPPN Água Branca, em Pedro Gomes (MS), um dos cenários naturais mais emblemáticos de Mato Grosso do Sul que esteve ameaçado por uma hidrelétrica. O audiovisual reforça a importância dessa conquista para a conservação do Cerrado e do Pantanal.
A Ecoa esteve presente em todo o processo, desde a mobilização inicial contra a instalação de uma hidrelétrica até a formalização da unidade de conservação, apoiando os proprietários Nelson e Edir Martins Mira, verdadeiros guardiões da cachoeira, que tiveram a coragem de recusar ofertas financeiras e seguiram firmes no propósito de proteger o lugar onde construíram suas memórias familiares.
O trabalho contou ainda com a parceria decisiva do MPE/MS e com o apoio da The Pew Charitable Trusts – entidade financiadora do projeto – que viabilizou ações técnicas e jurídicas para a proteção definitiva da área.
Hoje, a RPPN Cachoeira Água Branca integra a rede de unidades de conservação privadas do Brasil, garantindo proteção vitalícia à segunda maior cachoeira de Mato Grosso do Sul e fortalecendo as estratégias de conservação da Bacia do Alto Paraguai.
🎥Assista ao vídeo:
Veja mais:
-
Um gesto de fé no futuro: Por que devemos celebrar a RPPN Água Branca?
-
Proteção definitiva: RPPN garante futuro da cachoeira Água Branca
-
No caminho até a cachoeira Água Branca, em Pedro Gomes (MS), fauna e vegetação nativa reforçam a importância da proteção da região e destacam potencial turístico da RPPN em criação