///

Nathalia Ziolkowski, presidente da Ecoa, entrega Plano sobre Clima no Pantanal para a ministra Marina Silva e ganha abraço afetuoso

2 minutos de leitura
Nathalia entrega plano à Marina Silva. Foto: Alcides Faria / acervo Ecoa.

Nathalia Eberhardt Ziolkowski, presidente da Ecoa, entregou o “Plano de Prevenção, Mitigação e Adaptação aos eventos climáticos extremos ocorridos no Pantanal” e demandas da população da região para a ministra Marina Silva.

O Plano foi criado com a finalidade de fornecer bases para estruturar medidas mitigadoras para as populações pantaneiras frente às suas vulnerabilidades.

Nathalia foi indicada como representante do Movimento de Mulheres de Mato Grosso do Sul para apresentação no evento sobre as mulheres dos campos, das águas e das cidades do Cerrado e Pantanal para a importância da garantia da soberania alimentar.

A líder da brigada comunitária voluntária do Assentamento Rural São Gabriel, em Corumbá (MS), entregou o plano de “Fortalecimento das brigadas voluntárias de incêndio”.

Proposta das mulheres dos campos, das águas e das cidades do Cerrado e Pantanal

A proposta surgiu do esforço coletivo das mulheres das regiões do Cerrado e Pantanal e defende que as produções agroecológicas, o manejo sustentável de espécies nativas e não madeireiras, e os quintais produtivos sejam incentivados e reconhecidos pelo setor público.

O objetivo é garantir que as comunidades tradicionais e assentamentos da reforma agrária tenham acesso ao Programa de Pagamento por Serviços Ambientais e que haja ações diretas de restauração de espécies nativas, recuperação de solos e prevenção a incêndios.

Fortalecimento das brigadas voluntárias de incêndio

O objetivo é de que o Plano Clima forneça recursos para treinamento de brigadistas e forneça equipamentos necessários para atividades de combate na proposta Fortalecimento das brigadas voluntárias de incêndio.

Os “guardiões do Pantanal atuam na defesa do bioma e combatem focos de fogo evitando que se tornem incêndios.

Talita Oliveira

Coordenadora do Núcleo de comunicação da Ecoa e da Paisagem Modelo Pantanal.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Notícias do Pacífico II: O Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos indica em seu boletim de 11/09/25 que as condições de La Niña no Pacífico Equatorial estão em desenvolvimento, com probabilidade de 71% durante outubro – dezembro de 2025. Posteriormente a probabilidade diminui para 54% no período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. De acordo com o boletim de 11/09/2025 do Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos, as condições de La Niña estão em desenvolvimento no Pacífico Equatorial, com 71% de probabilidade de ocorrência entre outubro e dezembro de 2025. Para o período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, essa probabilidade cai para 54%.

Você sabe o que é El Niño e La Niña?