///////

I Encontro da Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal

4 minutos de leitura
3
Capacitação do Projeto 'Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal'. Foto: Nathalia Eberhardt
Capacitação do Projeto ‘Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal’. Foto: Nathalia Eberhardt

Entre os dias 15 e 18 de dezembro, a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) sedia o “I Encontro da Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal” em Campo Grande (MS).

O evento é resultado do projeto “Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal” desenvolvido pela ONG ECOA, com o apoio o Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA.

Há dois anos a ECOA trabalha em ações de organização social e desenvolvimento socioeconômico sustentável por meio da comercialização de produtos derivados de frutos nativos do Cerrado e do Pantanal junto a comunidades tradicionais e assentamentos rurais no estado de Mato Grosso do Sul.

O objetivo do encontro é fornecer informações a respeito das diferentes possibilidades organizacionais que venham ampliar a capacidade produtiva e de comercialização destes produtos. Serão 3 dias de intercâmbio de conhecimentos, capacitações e debates para ao final definir de forma participativa o melhor formato de gestão para o grupo das associações pilares que participam da iniciativa.

Capacitação do Projeto 'Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal'. Foto: Nathalia Eberhardt
Capacitação do Projeto ‘Rede de Mulheres Produtoras do Cerrado e Pantanal’. Foto: Nathalia Eberhardt

As Associações deverão optar entre a criação de uma rede de associações ou de uma cooperativa de associações. “A proposta é que durante as plenárias as participantes dos núcleos do projeto entendam as diferenças, os benefícios, os desafios e os passos sobre o quê e como devem fazer de acordo com a diretiva que decidirem seguir”, explica a bióloga e consultora do projeto, Vanessa Spacki.

Haverá palestras sobre temas como economia solidária, potencial de plantas nativas na fabricação de medicamentos e cosméticos, cooperativismo, relatos das produtoras do projeto e de casos de sucesso de outras organizações.

Segundo o diretor-presidente da ECOA, André Siqueira, este é um importante passo para a consolidação de mercados e negócios sociais para as famílias que vivem do extrativismo e da agricultura familiar e encontram grandes dificuldades de se desenvolverem no campo, “é um momento para eles mostrarem esses gargalos pensando meios de superá-los sem perder a essência de produzir alimentos com nossa biodiversidade”, enfatiza.

Durante o evento também acontece o Fórum Mulher onde serão apresentados editais de auxílio e legislações voltadas a mulher brasileira.

Serviço

Data: 15 a 18 de dezembro de 2015

Local: Auditório multiuso 2 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande- em frente ao Restaurante Universitário (R.U.)

Faça o download da programação: I Encontro da Rede de Mulheres do Cerrado e Pantanal

3 Comments

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog