///

O Brasil está secando – é o que revela dados do MapBiomas Água lançado ontem (23)

4 minutos de leitura

Por Luiza Rosa.

 

De 1991 a 2020, houve uma redução de 15,7% de cobertura de água no Brasil, uma retração de 31 mil Km². No Pantanal, a redução foi de 68% de superfície de água. E o estado que mais sofreu com a perda de água foi Mato Grosso do Sul. É o que revela o estudo feito pelo Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil, o MapBiomas Água, banco de dados que se utiliza da plataforma Google Earth Engine lançada ontem (23).

Dados emitidos pelo banco de dados do MapBiomas Água revelam que houve uma perda de superfície de água no Mato Grosso do Sul.

 

O Pantanal visto pelo site do MapBiomas Água que se utiliza da plataforma Google Earth Engine.

O lançamento intitulado “Brasil revelado 1985-2020: a dinâmica da superfície de água no território brasileiro”, que ocorreu pelo canal de youtube do MapBiomas Brasil e que pode ser assistido aqui, contou com a mediação de Juliano Schirmbeck (Geokarten/MapBiomas) e com a presença de: Carlos Souza Jr. (Imazon/MapBiomas), Diego Costa (Geodatin/MapBiomas), Tasso Azevedo (MapBiomas), com os conferencistas convidados: Ana Toni (Instituto Clima e Sociedade), Maria Macedo (WHRC), Mauricio Voivodic (WWF-Brasil), Marussia Whately (Instituto Água e Saneamento), Odete Rocha (Ufscar) e Thiago Fontenelle (ANA).

Evento de lançamento do MapBiomas Água que ocorreu ontem (23), pelo canal de youtube do MapBiomas.

Em 2020, chegamos a uma estimativa de 16,6 milhões de hectares de água doce no Brasil, o que equivale a 2% do território nacional. Mas esse dado é menor do que o encontrado em 1991, quando havia o maior nível de água no país.

“Nós estamos tendo uma perda em todos os biomas brasileiros. Observamos que nas últimas décadas a água está reduzindo e ela não está expandindo mais.”, diz Carlos Souza, Coordenador do Grupo de Trabalho de Água do MapBiomas.

“Existe uma escassez de água, uma intensidade do período de estiagem. Temos uma maior frequência e intensidade de queimadas e incêndios florestais no estado”, disse Haron Xaud, pesquisador da Embrapa Roraima, Líder do projeto Terraamz.

O propósito do MapBiomas é revelar as transformações do território brasileiro por meio da ciência, com precisão, agilidade e qualidade e tornar acessível o conhecimento sobre a cobertura e uso da terra, para buscar a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais e a mitigação das mudanças climáticas. Esse trabalho é feito por meio de construção de séries históricas por imagens de satélites, processamento de informações em máquina de inteligência artificial e trabalho em rede. O propósito do Mapbiomas Água é contribuir para entender os impactos do aquecimento global, das mudanças no uso da cobertura da terra e da construção de infraestrutura nos ecossistemas aquáticos.

Para acessar mais dados do MapBiomas Água, clique aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog