/

O colapso das abelhas

1 min de leitura
Abelha no Pantanal
Foto: Iasmim Amiden / Arquivo Ecoa

Texto originalmente publicado em: 26/06/09

Exposição a pesticidas e má nutrição das abelhas podem estar enfraquecendo suas colônias e deixando-as mais suscetíveis a um colapso provocado por vírus. Resultados recentes de monitoramento de abelhas a longo prazo, identificaram outros fatores inesperados para a grande perda de colônias, o fungicida clorotalonil. É o que diz a reportagem Campos Silenciosos, publicada na edição de maio de 2009 da revista Scientific American.

De acordo com a reportagem, um terço da produção agrícola mundial depende da abelha européia, a Apis mellifera. Milhões de colméias no mundo ficaram vazias com o desaparecimento misterioso das abelhas, colocando em risco 100 culturas que demandam polinização.

Os pesquisadores investigaram os aspectos da vida das abelhas, na busca do responsável pelo colapso nas colônias e apontaram possíveis fatores que podem provocar ou contribuir para o problema, como agentes químicos – foram encontradas 170 substâncias diferentes em colméias, o que pode enfraquecer a saúde das abelhas.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog