/

O que seria um mundo com menos borboletas? Novamente os pesticidas em cheque.

3 minutos de leitura

Alcides Faria

 

Em um estudo, publicado na revista Biology Letters, pesquisadores, liderados pelo biólogo Matthew Forister, da Universidade de Nevada, que rastrearam populações de borboletas por quatro décadas em três condados do norte da Califórnia, território no qual elas não enfrentam grandes desafios como alterações climáticas, seca, perda de habitat para a agricultura e expansão urbana, mostraram que, mesmo com esses fatores ‘positivos’, a chegada dos neonicotinóides, em meados da década de 1990, pode ter acelerado dramaticamente o declínio na saúde e no sucesso reprodutivo dos insetos.
No entanto, um co-autor do estudo, Art Shapiro, ecólogo da Universidade da Califórnia, que começou a monitorar as borboletas da região em 1972, adverte que “a evidência é de correlação” e “isso não é a mesma coisa que provar o nexo de causalidade”.

 

Mesmo que não definitivos, os resultados se encaixam com os de outros estudos de longo prazo realizados em regiões diferentes. É conhecida a toxicidade dos neonicotinóides para insetos e a presença ambiental onipresente dos produtos químicos devido ao escoamento de campos agrícolas e paisagismo urbano. Pode não haver fogo, mas há, certamente, uma grande quantidade de fumaça.

 

A preocupação pública com os neonicotinóides e abelhas levou a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos a avaliar sua segurança e algumas municipalidades têm restringido o seu uso.
Enquanto se aguarda uma maior investigação e regulação, surge uma pergunta: o que seria um mundo com menos borboletas?
“Nós não sabemos”, diz Shapiro. “Para esta área, pelo menos, o céu não desabou”. O observado foi somente um piscar de olhos ecológico desde que o declínio das borboletas começou.

Os efeitos podem levar muitas décadas para se tornarem óbvios. Talvez haveria menos plantas que as borboletas polinizam e menos animais que se alimentam delas.
Haveria muito menos beleza no mundo.

 

Este texto é um resumo – com tradução livre – de matéria de Brandon Keim (17 de agosto de 2016), a qual foi elaborada a partir de “Increasing neonicotinoid use and the declining butterfly fauna of lowland California”

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Pantanal na rota das aves

O Pantanal é rota de cerca de 180 aves migratórias que buscam alimento ou melhores condições climáticas. A Paisagem