//

Mitigação e Adaptação: medidas possíveis diante das mudanças climáticas

2 minutos de leitura

As Mudanças Climáticas podem ser geradas por fatores naturais, como alteração na radiação solar, ou pela atividade humana. Desde a revolução industrial, o ser humano passou a emitir mais gases do efeito estufa. A mudança climática traz consequências em diferentes campos: saúde, alimentação, crise hídrica, desigualdade social e desastres naturais.

Como lidar com a mudança climática?

Há dois caminhos ao tratar de mudança climática: mitigação ou adaptação. 

Mitigar significa atenuar. Quando se trata de mudança climática, a mitigação está relacionada com a diminuição da emissão de gases do efeito estufa. Exemplo de mitigação é utilizar energia renovável e apostar na eficiência energética. 

A adaptação se refere a antecipar os efeitos das mudanças climáticas e gerar um bom planejamento para lidar com as consequências. Exemplo da adaptação é construir edifícios e infraestruturas mais seguras e sustentáveis, reflorestar as florestas e desenvolver protocolos de atuação em caso de emergência. 

Como forma de adaptação, a Ecoa possui um protocolo para emergência: as brigadas voluntárias. 

Brigadas comunitárias

Atualmente, existem mais de 50 brigadas atuantes no Pantanal. A Ecoa, em parceria com o Prevfogo/Ibama, auxiliou a instituir 15 brigadas, desde 2019. Dessas 15 brigadas, 12 foram formadas com o apoio da WWF-Brasil. 

Em 2021, brigadas comunitárias terenas foram criadas, assim como a primeira brigada feminina do Pantanal, na comunidade do Paraguai-Mirim.  Os brigadistas dessas comunidades possuem grande conhecimento sobre o território e isso é primordial para a contenção do fogo. 

As brigadas recebem capacitação e equipamentos para o combate aos incêndios. Os brigadistas auxiliam a promover a educação ambiental, além disso, eles desenvolvem uma relação mais forte com seus territórios.

Raquel Alves

Estudante de jornalismo e estagiária da Ecoa

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Boletim Sabores: Cumbaru

Material faz parte do Programa “Valorização de Plantas Alimentícias do Cerrado e do Pantanal”, da UFMS

Formigas polinizadoras

A espécie Camponotus crassus é a principal responsável pela fecundação de um tipo de sempre-viva do