/

Mitigação e Adaptação: medidas possíveis diante das mudanças climáticas

3 minutos de leitura

As Mudanças Climáticas podem ser geradas por fatores naturais, como alteração na radiação solar, ou pela atividade humana. Para lidar com as mudanças climáticas, há dois caminhos: ações de mitigação ou adaptação. Desde a revolução industrial, o ser humano passou a emitir mais gases do efeito estufa. A mudança climática traz consequências em diferentes campos: saúde, alimentação, crise hídrica, desigualdade social e desastres naturais.

 

Como lidar com a mudança climática?

Há dois caminhos ao tratar de mudança climática: mitigação ou adaptação. 

Mitigar significa atenuar. Quando se trata de mudança climática, a mitigação está relacionada com a diminuição da emissão de gases do efeito estufa. Exemplo de mitigação é utilizar energia renovável e apostar na eficiência energética. 

A adaptação se refere a antecipar os efeitos das mudanças climáticas e gerar um bom planejamento para lidar com as consequências. Exemplo da adaptação é construir edifícios e infraestruturas mais seguras e sustentáveis, reflorestar as florestas e desenvolver protocolos de atuação em caso de emergência. 

Como forma de adaptação, a Ecoa possui um protocolo para emergência: as brigadas voluntárias.

 Leia também: Plano de Prevenção, Mitigação e Adaptação a Impactos de Eventos Climáticos Extremos

Brigadas comunitárias

Atualmente, existem mais de 50 brigadas atuantes no Pantanal. A Ecoa, em parceria com o Prevfogo/Ibama, auxiliou a instituir 15 brigadas, desde 2019. Dessas 15 brigadas, 12 foram formadas com o apoio da WWF-Brasil. 

Em 2021, brigadas comunitárias terenas foram criadas, assim como a primeira brigada feminina do Pantanal, na comunidade do Paraguai-Mirim.  Os brigadistas dessas comunidades possuem grande conhecimento sobre o território e isso é primordial para a contenção do fogo. 

As brigadas recebem capacitação e equipamentos para o combate aos incêndios. Os brigadistas auxiliam a promover a educação ambiental, além disso, eles desenvolvem uma relação mais forte com seus territórios.

Clique e saiba mais sobre as brigadas comunitárias no Pantanal

Raquel Alves

Jornalista do núcleo de comunicação da Ecoa e comunicadora do projeto restauracción

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog