//

Organizações lançam Rede de Brigadas Voluntárias do Pantanal

2 minutos de leitura
Foto: Manuela Nicodemos / Arquivo Ecoa.

A Rede de Brigadas Voluntárias de Prevenção e Combate a Incêndios no Pantanal foi lançada oficialmente na última sexta-feira, no Pontes Pantaneiras, maior fórum nacional sobre a conservação e o uso sustentável do Pantanal. A iniciativa foi idealizada pela Ecoa, ICAS, SOS Pantanal e WWF-Brasil. Além disso, conta com apoio do Prevfogo/Ibama.

Existem cerca de 50 brigadas no Pantanal, entre privadas e comunitárias, localizadas em comunidades indígenas, ribeirinhas e fazendas.

A criação de uma Rede de Brigadas Voluntárias do Pantanal é uma iniciativa estratégica, de grande importância, apoiada na experiência de vários grupos locais e organizações que atuam preventivamente e no combate direto aos incêndios na região. Considerando que o Pantanal se estende por Bolívia e Paraguai, no horizonte está a inclusão de organizações desses países.

Em tempos de mudanças climáticas, com eventos climáticos extremos cada vez mais recorrentes, iniciativas como a de formação de uma rede de brigadas são essenciais.

Ao longo dos anos, a Ecoa participou diretamente da formação de 23 brigadas voluntárias. Para isso, contamos com a parceria fundamental de outras organizações e o próprio Prevfogo/Ibama, responsável pelos treinamentos.

O processo de formação e desenvolvimento de brigadas tem a função primária educacional de prevenção e dimensionamento dos riscos dos incêndios para a saúde e o ambiente. São elas que podem fazer, em cada região, o primeiro combate ao fogo e, caso necessário, mobilizar outros recursos.

André Siqueira, diretor da Ecoa e coordenador do trabalho com brigadas voluntárias na organização, afirma que a proposta é manter os membros das brigadas mobilizados, trocando informações e seguindo o caminho de permanente aprendizado sobre as inovações nos combates a aos incêndios.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog