A Serra do Amolar agora conta com uma estação meteorológica instalada na Base da Ecoa.
A estação já está em operação e começa a transmitir dados em tempo real, oferecendo informações fundamentais sobre temperatura, umidade, ventos e chuvas. Esses dados contribuem para compreender melhor os fenômenos climáticos que impactam o Pantanal e apoiar tanto ações de conservação da biodiversidade quanto atividades produtivas sustentáveis na região.
O equipamento integra a rede de estações do Governo de Mato Grosso do Sul operacionalizadas pelo Cemtec/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) em parceria com a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS. As informações são integradas ao sistema de monitoramento climático global.
Reinaldo Nogales, responsável pela base da Ecoa no Amolar, foi treinado para acompanhar e acessar as informações do equipamento.

A base está localizada no Porto Amolar, na Serra do Amolar no Pantanal, a montante de Corumbá (MS). O principal objetivo é ser um local de apoio à realização dos trabalhos da Ecoa na região, ao desenvolvimento de estudos e pesquisas por instituições nacionais e internacionais, ações para a conservação do Pantanal e para a viabilização do envolvimento das comunidades ribeirinhas através de oficinas de capacitação e execução de atividades sustentáveis, de modo a buscar mecanismos que permitam a fixação das famílias ribeirinhas em seus territórios.
Os dados das estações estão disponíveis no portal do Cemtec/MS.