/////

Pantanal Legal: A tutela jurídica das áreas úmidas e do Pantanal Mato-grossense

1 min de leitura

Publicado em 2017, o livro digital “Pantanal Legal” conta com 6 capítulos escritos por pesquisadores de várias áreas do conhecimento, que analisam, sob diferentes aspectos, a falta de proteção jurídica consistente para o Pantanal mato-grossense.

A coletânea foi organizada por Carlos Teodoro Irigaray, professor e pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Adriano Braun, pesquisador da Clínica de Direitos Humanos e Meio Ambiente da UFMT e servidor público no Tribunal de Justiça de Mato Grosso; e Maíra Irigaray, Mestra em Direitos Humanos e Meio Ambiente e Professora Doutoranda em Geografia Humana pela Universidade da Flórida.

Muito além de ponderações teóricas, a obra se propõe a aprofundar os debates da conservação do Pantanal, “nascedouro de inúmeros serviços eco sistêmicos, berço de uma riquíssima biodiversidade e lar de várias etnias indígenas e comunidades tradicionais”.  Para tanto, evidencia que este objetivo depende do aperfeiçoamento de mecanismos legais que abrangem a proteção ambiental.

Clique na imagem a faça o download do PDF.

ecoa-capa-ebook-pantanal-legal-carlos-irigaray-pdf-download

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Mais recente de Blog

Notícias do Pacífico II: O Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos indica em seu boletim de 11/09/25 que as condições de La Niña no Pacífico Equatorial estão em desenvolvimento, com probabilidade de 71% durante outubro – dezembro de 2025. Posteriormente a probabilidade diminui para 54% no período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026. De acordo com o boletim de 11/09/2025 do Climate Prediction Center (CPC) dos Estados Unidos, as condições de La Niña estão em desenvolvimento no Pacífico Equatorial, com 71% de probabilidade de ocorrência entre outubro e dezembro de 2025. Para o período de dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, essa probabilidade cai para 54%.

Você sabe o que é El Niño e La Niña?